Sobre o Curso

O curso de Gestão Pública é uma parceria da UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei com a Universidade Aberta do Brasil -UAB. O curso tem como objetivo geral a qualificação de pessoas do nível superior, visando ao exercício de atividades gerenciais e objetivos específicos :

  • Capacitar quadro de gestores para atuarem na administração macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos;
  • Capacitar profissionais com formação adequada a intervirem na realidade social, política e econômica;  
  • Contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo estado brasileiro, nos âmbitos federal, estadual e municipal;
  • Contribuir para que o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de sua unidades produtivas.

O público-alvo  do curso de Gestão Pública destinam-se a portadores de diploma do curso superior que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor ou que tenham aspirações ao exercício de função pública, que residam nas regiões dos municípios Polos de Apoio Presencial do Curso de Gestão Pública da UAB.

O curso terá uma duração de 18 (dezoito) meses, divididos em três semestres, incluindo cumprimento de créditos e elaboração de monografia. Carga horária de 420 horas de aula, com dois módulos: um básico, e um específico, por área de concentração. O módulo básico será composto por sete disciplinas, de 30 horas, perfazendo um total de 210 horas. Ainda será oferecida a disciplina de Introdução a Modalidade EAD com mais 30hrs. O módulo específico em Gestão Pública será composto por quatro disciplinas de 30 hrs e duas de 45 hrs, perfazendo um total de 210 hrs.

Ao final do curso o aluno deverá apresentar um trabalho de conclusão de curso para uma banca examinadora e exterminadora que avaliará o domínio do tema escolhido e tratamento científico adequado.

Universidade Federal de São João del-Rei