Esclarecimentos sobre o funcionamento da Internet

A primeira etapa de upgrade do link de Internet da Sede da UFSJ se iniciou em meados de julho de 2013, visando a ativação de um circuito de 45 Mbps, disponibilizado pela Cemig Telecom, empresa vencedora da licitação feita pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em substituição ao link de 34 Mbps, já existente, fornecido pela Empresa Oi.
Em uma próxima etapa, a Cemig disponibilizará um link total de 200 Mbps. Diante disso, até que essa próxima etapa seja alcançada, o circuito da Oi, com o link de 34 Mbps, poderá permanecer em operação. Porém, o ponto de acesso em Belo Horizonte (PoP-MG), que fornece os serviços de Internet da RNP à UFSJ, vem tomando as medidas técnicas necessárias, em pareceria com o NTInf, para que o dois circuitos (Cemig e Oi) operem em conjunto, proporcionando uma velocidade total de 79 Mbps.É importante ressaltar que o PoP-MG não estava preparado para operar com os dois circuitos simultaneamente, uma vez que a previsão inicial da RNP era de que a própria Oi se responsabilizaria pelo upgrade em seu circuito, o que não foi possível devido a problemas técnicos dessa operadora.
Por meio dos novos gráficos de estatísticas de conexão entre a UFSJ/Sede e o PoP-MG, pode-se observar que os dois circuitos já são exibidos, apesar de ainda não operarem em conjunto. A Linha 1 se refere ao circuito da Oi e a Linha 2, ao da Cemig. Os gráficos de estatística de conexão podem ser visualizados no link: http://www.ufsj.edu.br/ntinf/estatisticas_conexao_sede.php
Possível instabilidade durante o período de upgrade
No último sábado (27/07/2013), à noite, houve uma interrupção no circuito da Cemig, deixando os campi da Sede sem Internet. Diante disso, no domingo à tarde (28/07/2013), o NTInf precisou restabelecer os serviços de forma provisória, por meio do circuito da Oi, conforme observado no gráfico da Linha 1.
O circuito da Cemig voltou a operar no domingo à noite, mas devido à necessidade de alguns testes, o NTInf ainda optou por permanecer operando com o circuito da Oi.
No momento não é possível afirmar que o novo circuito (Cemig) esteja totalmente estável por considerar que houve pouco tempo de utilização para testes.
Informamos, ainda, que os serviços poderão sofrer novas interrupções durante o período de configurações dos novos equipamentos para que os dois circuitos operem em conjunto, visando proporcionar uma maior velocidade da Internet (79 Mbps), até que a próxima etapa do upgrade para 200 Mbps seja concluída, conforme previsão repassada pela RNP.

Publicada em 29/07/2013
Fonte: ASCOM

Share

Deixe um comentário